Se você é como a esmagadora maioria dos assalariados, não recebeu uma herança generosa que lhe permitisse enriquecer instantaneamente. É de seu trabalho que tira seu sustento e de sua família. Largar o emprego agora pode não ser viável para você.
Talvez você se sinta aprisionado no seu trabalho por não possuir estabilidade financeira. Receber um salário alto, no entanto, não significa atingir estabilidade financeira, nem conseguir sustentar bem a si mesmo ou a sua família, se você é descontrolado nos seus gastos. Ser um poupador, sim, pode te tornar estável financeiramente e te deixar preparado para poder largar o seu emprego, e até investir em outra profissão no timing certo.
Aprenda a ser um poupador
Se você se enquadra no grupo dos descontrolados financeiramente e é dependente do seu emprego atual, essas dicas podem ser valiosas:
• Negocie e pague suas dívidas.
• Construa planilhas de gastos, identifique e cancele aqueles serviços que não são importantes.
• Separe todos os meses a quantia que irá poupar. Pesquise sobre investimentos para esse capital. Existem diversas opções no mercado, das mais conservadoras às mais agressivas.
• Mude maus hábitos de consumo como ter vários cartões de crédito ou não acompanhar a fatura do seu cartão à medida que o usa.
• Pesquise, estude e aprenda. Planeje a sua vida e sua carreira com afinco.
Beneficie-se do seu emprego atual
Para uma pessoa atenta, qualquer ambiente de trabalho é uma escola. Ter o objetivo de crescer, e possivelmente sair do seu emprego, não é justificativa pra não fazer o melhor de si onde você está e tirar o máximo de proveito disso.
Quanto mais crescer, se envolver e se desenvolver dentro da sua empresa, estando satisfeito com ela ou não, mais terá oportunidades de aprender habilidades novas que podem ser preciosíssimas para o seu futuro. Dificilmente as suas habilidades são úteis apenas no emprego em que você está.
Mas pra quem está insatisfeito, agir com frieza para se planejar e seguir o plano é uma tarefa impossível. Certo? Errado! Com certeza, é uma tarefa árdua, mas lembre-se que os obstáculos cooperam para uma vitória ainda mais festejada. Portanto, olhe para frente.
Direcione o seu olhar para o futuro que almeja
Onde você está hoje é muito importante, mais importante ainda é onde você quer chegar. Aonde você quer chegar? Caminhar e tomar decisões sem o direcionamento das suas metas te levará a vários lugares, dificilmente um que você gostaria de alcançar.
Portanto, trace metas pra o seu futuro pessoal e profissional. Pode ser que elas sofram adaptações com o passar do tempo, claro. Nosso olhar amadurece, o mercado muda, nós mudamos. Mas não perca o seu foco.
O que você pretende alcançar com o seu trabalho? Quais os frutos esperados? Que tipo de resultado pessoal e profissional te motiva a fazer mais?
Ver o resultado do que está fazendo lhe trará satisfação e motivação pra continuar. Seja dentro do seu emprego atual ou fora dele, nos passos que está trilhando para alcançar a estabilidade financeira, ou até mesmo abrir o seu próprio negócio.
Nunca se dê por satisfeito, sempre impulsione a si mesmo para dar o melhor de si na busca pelos seus objetivos. Permita-se errar, aprender com isso e continuar tentando. Rashmi Bansal, um escritor indiano, sintetiza essa ideia com maestria no título de seu livro “Stay Hungry, Stay foolish”, publicado em 2008. Em tradução livre “Permaneça faminto, permaneça tolo”.
Nesse momento, é vital lembrar que nossa formação nas escolas nos treinou a sermos assalariados. Embora essa seja uma excelente e necessária forma de trabalho para o desenvolvimento da sociedade, não é nem de longe a única forma de exercer um trabalho que te satisfaça, e cujos objetivos combinem com suas habilidades e sua personalidade.
É possível que você não encontre nada no seu trabalho que o motive a permanecer no seu emprego. Nesse caso uma excelente opção é abrir o seu próprio negócio.
Trabalhar para si mesmo
Se você tem o sonho trabalhar pra enriquecer a si e não ao seu chefe, abrir sua própria empresa é a saída. Você pode ter uma ideia revolucionária de um novo produto ou serviço. Também pode brilhantemente inovar algo que já está no mercado, surfando as ondas que a tecnologia tem a oferecer.
Caso não disponha de ideias inovadoras, ainda pode se tornar seu próprio chefe ao investir em franquias já testadas no mercado. Franquias são formas mais seguras de investir seus recursos, tempo e energia. A cartela de opções é vasta o suficiente para que encontre um ramo de negócios que combine com seus interesses. Além disso, estará investindo em uma empresa já estruturada e capaz de oferecer todo o treinamento necessário para gerenciar o seu negócio.
Muito trabalho e busca por aprendizado contínuo te esperam. Mas a satisfação de abrir, cuidar, e ver o crescimento do seu negócio o motivará diariamente. Steve Jobs, cofundador de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo disse em seu discurso pra graduandos na Universidade de Stanford em 2005: “Você tem que encontrar o que você ama… Seu tempo é limitado, não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa”. Portanto, se planeje, esteja atento, e não desperdice a sua vida.