Para que sua escola de idiomas cresça e se torne ainda maior, é preciso atrair mais alunos, não é? Porém, essa tarefa não é tão simples quanto possa parecer. Além de você ter que concorrer com as outras instituições físicas da sua cidade, ainda tem a concorrência virtual.
Os cursos a distância se espalharam e conquistaram um grande público. Por isso, é preciso fazer os interessados saberem sobre o seu estabelecimento de ensino e ainda notem que ele é a melhor opção. Como fazer isso? Veja dicas para atrair mais alunos para a sua escola de idiomas!
Participe de eventos para atrair mais alunos
A primeira coisa que você precisa fazer é saber qual o seu público. Estudantes do Ensino Médio? Empresários? Concurseiros? Quem você quer atingir?
Depois de saber isso, é hora de chegar perto desses possíveis alunos. Se você for focar em vestibulandos, por exemplo, esteja em feiras de profissões, feitas de livros, entre outros. Já se seu público for de um público adulto, que já se encontra no mercado de trabalho, as feiras de negócios podem ser interessantes.
Nesses casos, também pode ser bom estar presente em seminários, congressos, entre outros eventos. Faça parcerias, ajude com patrocínio, tenha um ponto de publicidade, ou seja, se faça presente.
Inbound marketing
Em tempos de internet, quem não está nela praticamente não existe. Como a sua escola de idiomas está representada on-line?
Claro que o primeiro passo é ter um site navegável e informativo. Afinal, se você quer atrair alunos, deve saber que quase todos eles vão pesquisar a sua escola no Google. Se ela não aparecer, provavelmente ficarão desconfiados e vão optar pelo concorrente.
Por isso, um site é básico. Porém, além dele, é indicado que você trabalhe com inbound marketing, que é popularmente conhecido como marketing de atração. A ideia é postar artigos relevantes para o seu público-alvo, de forma que eles cheguem até você por meio dos artigos publicados.
Além disso, os artigos também servirão para movimentar as suas redes sociais e interagir com possíveis alunos. Invista em inbound marketing.
Redes sociais
Seja seu público-alvo de crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos, lembre-se de que boa parte dos possíveis alunos vão estar nas redes sociais. Dessa forma, se você quer atrair mais alunos precisa garantir que a sua empresa está bem representada nesses locais.
Tenha uma página no Facebook e faça pelo menos uma publicação, dia sim, dia não. Não se esqueça de deixar o número do telefone, endereço e outras formas de contato sempre visíveis.
Além disso, sempre esteja pronto para interagir e sanar as dúvidas de possíveis clientes na página. É interessante também ter um perfil no Twitter, para divulgar a escola e os posts do seu blog.
Ofereça bolsa de estudo
Muitos donos de escola se esquecem que uma ótima forma de divulgar a sua empresa e ainda ficar com uma imagem positiva, é oferecer bolsa de estudo.
Faça uma prova para selecionar dois bolsistas e divulgue isso. A própria divulgação da possibilidade já será um marketing gratuito. Aposte nisso.
Dica bônus
Para os proprietários de escolas próprias, ou seja, que não fazem parte de uma rede de franquias ou para os professores particulares que buscam aumentar seu faturamento e desejam empreender e crescer no segmento, a dica é se tornar parte de uma franquia.
Entrar para o mundo do franchising possui pontos positivos e negativos. Porém, ao analisar os prós e os contras em fazer parte de uma rede, com certeza você verá que vale a pena, mesmo para aqueles que já possuem uma marca própria há muitos anos.
Franquia é um modelo de negócio já testado, estruturado e possui assistência em toda operação do negócio. Muita gente sonha em ter um grande negócio, mas muitas vezes falta expertise. Às vezes, o empreendedor domina o idioma, sabe ministrar aula, mas não entende de administração, finanças, não conhece os melhores processos comerciais e de marketing. Todos esses processos são tão importantes quanto o processo pedagógico. Fazer parte de uma rede proporciona maior rentabilidade por todo esse suporte.
No Brasil há milhares de escolas de idiomas e muitas são parte de alguma rede de franquia, novas redes têm chegado ao mercado brasileiro para atender demandas que ainda não foram supridas, afinal, 95% dos brasileiros não dominam o idioma mais influente do mundo, o inglês. Uma franquia que merece atenção para quem pensa em investir no segmento é a HC School. A rede nasceu na Inglaterra e possui um modelo de negócio interessante. Uma escola enxuta, com um método de ensino exclusivo e que tem crescido por garantir uma baixa inadimplência e alta retenção de alunos. Vale a pena avaliar a ideia, o mercado está aquecido e o faturamento tem aumentado ano após ano.
Gostou das dicas? Siga nossas redes sociais e confira mais informações importantes.