Ter um negócio próprio é o sonho da maioria das pessoas. A independência e autonomia financeira, além de estabilidade e qualidade de vida são algumas das vantagens que estimulam os indivíduos a se tornarem empreendedores em diversas áreas de atuação. Você também tem esse sonho? Não o deixe para depois e comece a alcançar essa meta ainda em 2020.
Expandir um empreendimento é um dos sinais de sucesso e lucro. Mas muitos empreendedores ainda têm uma dúvida: devo investir em uma filial ou franquia? Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma e qual se assemelha mais ao seu tipo de negócio? Nós vamos te explicar para que você possa começar a expansão sem preocupações e minimizando as possibilidades de erros.
As diferenças entre filial e franquia
A filial é um estabelecimento que tem ligação com a matriz e é subordinada a ela. Esse tipo de empreendimento segue sua direção, geralmente em locais com maior demanda de mercado e visão de público-alvo. Os ganhos e perdas afetam diretamente a estabilidade financeira da matriz. Apesar de ter seus próprios líderes e gestores, a filial responde à matriz.
Já a franquia tem mais independência da matriz. Isso acontece porque ela depende de investimentos de terceiros – conhecidos como franqueadores. Esse financiamento não é só do ponto de vista financeiro: os empreendedores dedicam também tempo e mão de obra para que a marca cresça.
Assim, uma das principais diferenças entre uma filial e uma franquia é a independência de gestão e financeira. São processos que vão desde o balanço financeiro até a contratação de funcionários da empresa e compra e vendas de mercadorias.
Apesar disso, nos dois casos é importante manter um padrão para que o público entenda que as novas sedes têm uma relação com a matriz. Manter a marca, o uniforme e as propagandas do negócio são alguns dos meios de manter uma identidade.
Como saber qual a melhor opção para o seu negócio
É essencial pensar e estruturar um plano de ações antes de expandir o empreendimento. Se você pretende garantir maior lucratividade para a empresa e ter controle de todos os procedimentos feitos pela nova sede, ainda que tenha mais custos e despesas e um desafio maior de integrar os estabelecimentos de forma eficaz, o ideal é investir em uma filial.
Porém, se seus planos envolvem o investimento de terceiros, menor custo e mais independência, mesmo que corra o risco de descaracterização da marca e comprometimento da qualidade de produtos e serviços, a franquia é a opção mais viável.
Um exemplo de uma das maiores franquias do Brasil e do mundo é O Boticário. Em 2018, o investimento total era a partir de R$ 85 mil no estado do Paraná. O retorno do investimento é de 18 a 36 meses, com lucratividade entre 8 e 10% sobre o faturamento bruto e uma média de R$ 70 mil a 100 mil mensalmente, a partir do sexto ou oitavo mês.
Independente de qual for a sua escolha, é importante manter uma gestão eficaz, unificada e presente para que o negócio dê certo.
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