Praticamente à prova de crises econômicas, uma escola de idiomas tem tudo para ser o investimento que você espera fazer há tempo. As vantagens são muitas e este é um mercado cada vez mais em expansão no Brasil.
Para se ter uma ideia, as escolas de idiomas movimentaram R$ 11,4 bilhões no ano de 2018 e aumentaram em 6,5% o número de unidades. O ramo também representa 6% do faturamento total no setor educacional do país.
Mas o que faz este mercado ser tão forte e crescente no Brasil?
Pesquisas recentes mostram que somente 5% da população brasileira possui uma segunda língua e menos de 3% fala inglês de forma fluente. Além disso, o Brasil tem se mantido, ao longo dos anos, entre os piores no resultado do exame mundial de proficiência.
Diante da deficiência do ensino de idiomas nas instituições de ensino tradicionais, tanto públicas como privadas, as escolas de idiomas têm se tornado, de forma crescente, a opção mais viável de brasileiros que anseiam dominar uma nova língua.
E não é para menos. O conhecimento de ao menos uma língua estrangeira é, hoje, prioridade e exigência do mercado de trabalho, independentemente do setor e do cargo ocupado. Não ser bilíngue pode influenciar negativamente na contratação ou no momento de uma promoção, por exemplo.
Vantagens de uma escola de idioma
Agora você já sabe o porquê de as escolas de idioma terem se tornado tão populares no Brasil. Mas o mercado convidativo e em crescimento não é a única vantagem desse tipo de negócio.
Investir no ramo, além de rentável, oferece a você uma excelente qualidade de vida, dificilmente encontrada em outros setores. Isso porque escolas de idiomas seguem um calendário escolar, emendam feriados e têm dois períodos de férias ao ano.
Além disso, voltando aos negócios, o setor também não tende a sofrer com grandes oscilações no mercado. Os alunos pagam mensalidades, o que gera receita recorrente todos os meses. Assim, você pode se programar muito bem e evitar dor de cabeça.
Por que uma franquia
O investimento em uma escola de idiomas é uma escolha com pouca possibilidade para erros, sobretudo se você apostar em um modelo que tenha uma metodologia de sucesso e que garanta o aprendizado de uma nova língua. Nesse contexto, o modelo de franquias vai ajudá-lo a fugir de erros e de qualquer prejuízo financeiro.
O reconhecimento da marca é uma grande vantagem desse modelo de negócio. Começar do zero pode ser muito difícil e, com uma franquia, você já possui um nome no mercado e conta com métodos testados, aumentando a probabilidade de atrair novos alunos.
Além disso, a franquia lhe oferece consultoria e suporte sempre que necessário. O que é preciso fazer é se adequar à metodologia de ensino e se ater à excelência do serviço prestado.
Pensando nisso, a HC School oferece um modelo de franquia que segue padrões internacionais, trabalhando com um método de ensino exclusivo voltado para a prática e já reconhecido no mercado.
Ficou alguma dúvida? Visite o site da HC School e entre em contato com a gente. Você também pode conhecer mais sobre a HC School, fazendo o download do nosso e-book e acompanhando a gente pelas redes sociais.