Necessidade da população em aprender outras línguas é um dos fatores para aumento das investidoras.
O público feminino ganha cada vez mais espaço no mercado de trabalho, mesmo que a diferença entre homens e mulheres ainda seja grande em cargos altos. No setor de franchising, por exemplo, houve um grande salto no número de investidoras nos últimos anos. Entre os destaques, encontram-se as franquias e microfranquias de idiomas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2017, as mulheres foram responsáveis pela maior parte de negócios abertos. Enquanto isso, o setor de idiomas foi um dos destaques da pesquisa.
Para o fundador e diretor da escola HC School, Júnior Pires, com unidades em Betim, Contagem e Belo Horizonte, um dos fatores para tal índice deve-se a oportunidade de crescimento e investimento rápido que esse tipo de franquia oferece. “Muitas mulheres empreendem por necessidade. O objetivo de muitas é começar um negócio que comece a funcionar rapidamente e gere lucro. As escolas de idiomas são ótimas opções exatamente por esse motivo”.
Ele explica que a principal causa disso está relacionado também à necessidade do brasileiro em falar outras línguas, principalmente, o inglês. Afinal, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Data Popular, apenas 5% da população nacional com mais de 16 anos fala o idioma. “Esse tipo de empreendimento é uma urgência atual. Falar inglês deixou de ser um diferencial no currículo. Para muitas empresas, este é um pré-requisito”, indicou o diretor.
Benefícios
Outro ponto positivo que chama atenção para quem pretende investir neste tipo de franquia são as facilidades encontradas. “Antes do negócio começar a funcionar de verdade, a investidora já tem acesso a treinamentos e toda estrutura necessária para obter sucesso. Além disso, ela fica por dentro das informações necessários para atrair clientes e manter a qualidade”, garantiu Pires.
Fonte: Josias Gonçalves Pires Júnior, fundador e diretor da escola HC School, com unidades em Betim, Contagem e Belo Horizonte (www.hcschool.com.br).