Mercado de franchising demonstrou crescimento durante a crise e continua ganhando investidores.
O recente momento econômico brasileiro pode ter causado preocupação em diversos nichos da economia. Enquanto alguns segmentos lutavam para driblar a crise, o mercado de franquias seguiu na contramão. Dessa maneira, o franchising tornou-se um dos principais setores do país, continua crescendo e, além disso, é um dos mais queridos entre os investidores. Mas será que todos realmente entendem o que são as franquias e seus benefícios?
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas no segundo trimestre de 2018, o mercado de franquias faturou mais de R$ 40 bilhões, equivalente a mais de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, a estimativa é que esse valor aumente em quase 7% em 2019. Mas, em contrapartida, ainda segundo a ABF, apenas 45% dos municípios brasileiros possuem franquias.
Mas, ainda há muito o que ser explorado no mercado de franquias brasileiro. Muita gente ainda não conhece realmente o que são as franquias e os benefícios deste modelo de negócio. É necessário investir também em divulgar este tipo de investimento para o público.
Afinal, o que são franquias?
As franquias são uma estratégia de negócio que leva até o investidor um modelo aprovado e testado por uma marca. O fraqueado tem a oportunidade de utilizar todos os benefícios e o nome de uma marca já consolidada no mercado. Além disso, ele pode contar com consultores, pesquisas e tudo o que é necessário para manter a qualidade e gerar lucro.
Além disso, um dos principais benefícios das franquias também se refere ao custo-benefício. O fraqueado poderá começar com um valor menor levando em consideração todos os custos para abrir um negócio de sucesso.
Artigo elaborado por: Josias Gonçalves Pires Júnior, fundador e diretor da escola HC School, com unidades em Betim, Contagem e Belo Horizonte (www.hcschool.com.br).

Crédito: www.hcschool.com.br