Para quem deseja abrir o seu próprio negócio, investir em uma franquia pode valer a pena. Geralmente, é um modelo de negócio que já vem com diversas vantagens, como boa visibilidade de mercado, reputação positiva, excelente número de clientes, divulgação por conta da rede, produtos e serviços produzidos pela própria rede.
No entanto, muitos dos que têm interesse nesse modelo de negócio, esbarram em uma dúvida que é frequente: quais são os passos necessários para abrir uma? Se também tem vontade de saber, continue a leitura.
Defina o segmento de mercado que deseja atuar
Além de ser necessário fazer uma autoanálise, com o objetivo de verificar se é isso que realmente quer, é fundamental definir o segmento de mercado que deseja atuar. Como se sabe, existem franquias que operam nos mais variados nichos, como saúde, educação, educação física, alimentação, entre outros.
Então, nesse momento, não tenha pressa e selecione o nicho considerando fatores como: se você tem perfil para atuar nele e se ele realmente pode oferecer bons resultados.
Observe a sua capacidade de investimento
Não menos importante que o passo anterior é analisar a sua capacidade de investimento. É fundamental que tenha recursos disponíveis, ao menos nos primeiros meses de seu negócio, para que assim, ele funcione sem qualquer contratempo.
Além disso, é necessário dispor do recurso para investir na franquia. O valor varia conforme o tipo. Todavia, em geral, costuma ser acima de R$ 20 mil, pois você estará levando mais do que os produtos ou serviços, e sim a marca e tudo que ela representa no cenário mercadológico.
Pesquise a rede franqueadora
Como terceiro passo, pesquisa tudo o que precisa saber sobre a franqueadora, como experiência de mercado, reputação, quantas unidades existem espalhadas pela região ou no país, qual é a história da rede, quais são os seus direitos e deveres enquanto franqueado etc. Essa pesquisa é fundamental, porque permite que tome uma decisão segura, consistente, com base em dados importantes.
Além disso, verifique o suporte que a rede oferece ao franqueado. Muitas, infelizmente, só se preocupam em vender franquias, mas não contam com um bom suporte, deixando muitas vezes os franqueados na mão. Vale dizer que o suporte deve estar previsto em contrato e, caso não esteja, trabalhe para que seja inserido.
Escolha o ponto comercial e analise a concorrência
Por fim, depois que selecionar o nicho e a franqueadora, escolha o ponto comercial e analise a concorrência na região. O ponto deve ser bem localizado, de preferência perto de avenidas e de locais que ofereçam um bom tráfego de pessoas, como orlas marítimas, shoppings, faculdades ou universidades, entre outros.
Como observou, é preciso seguir todo um passo a passo para garantir que invista de forma segura em uma franquia. Mas agora que sabe disso, comece a sua pesquisa. Por que não faz isso agora mesmo acessando nosso site? Contamos com uma nova rede de franquias de inglês, que pode fazer você alcançar o sucesso mais rápido.
Se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em conversar com você.