Quando se falamos em franquias é muito comum ouvir os pontos positivos desse setor. Por exemplo, apenas no último ano, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento demonstrou crescimento superior ao PIB nacional, sendo 7% apenas no primeiro trimestre de 2018. Já a tendência para este ano ficou em 9%. Porém, sempre ouvimos relatos e dúvidas quanto aos números e os benefícios de investir em um mercado tão competitivo. Afinal, será que o franchising realmente vale a pena em nosso país?
Primeiro, a resposta é: com certeza! Os números liberados pela ABF é apenas um dos diversos pontos a favor deste mercado. Basicamente, para os investidores, o crescimento é um ótimo sinal. Tudo isso causa maior confiança para desenvolver estratégias e melhorias. Os franqueadores, franqueados e consumidores finais conseguem obter cada vez mais resultados em virtude disso.
Principais vantagens
Além disso, o franchising possui ferramentas para que o franqueado não fique desamparado e, ainda, usufrua de estratégias já testadas. Todo o know-how, credibilidade, treinamentos, publicidade, estrutura das unidades, entre diversos outros pontos, são divididos entre todos os investidores. Já que os principais meios já foram estudados, as chances de algo dar errado são bem menores do que em um negócio comum.
O que não podemos esquecer?
Se por um lado o crescimento é positivo, por outro causa a necessidade de atualização constante, ou seja, muito trabalho. É preciso destacar que, nesse sentindo, os investidores precisam ficar atentos. É essencial buscar atualização para continuar colhendo bons resultados. Mesmo em uma marca já consolidada, é preciso pesquisar as mudanças no público-alvo, concorrentes e diversos outros aspectos.
No entanto, para realmente valer a pena fechar negócio e embarcar no mundo do franchising, o empreendedor precisa estar ligado nas novidades, além de estar disposto a inovar. Mesmo que o plano de negócios já esteja formatado, é necessário lembrar a importância de uma boa gestão.