Todos sabem que o desemprego é um problema mundial. Já faz um tempo que nas entrevistas, na disputa de uma vaga, o inglês não é mais um diferencial competitivo, mas sim um requisito. É por isso que as pessoas estão cada vez mais procurando aprender um novo idioma, por exemplo e, consequentemente, aquecendo esse ramo.
E é por causa desta grande procura que várias franquias vêm sendo abertas no país, principalmente, para capacitar esses adultos e mostrar aos jovens que é necessário, no mínimo, dominar a língua inglesa.
Profissões do futuro
A língua inglesa está inserida em várias profissões. Na área da T.I e Tecnologia, os softwares possuem mundialmente ela como língua mãe. Na comunicação, o marketing, a publicidade e o audiovisual exigem do profissional conhecer o inglês tanto internamente como externamente em uma empresa.
Já no mundo dos negócios, na Administração, por exemplo, é preciso ter conhecimento em outras línguas para alcançar clientes, fornecedores e parceiros. Sem falar na área da saúde, médicos, enfermeiros e dentistas, por exemplo, que buscam se atualizar, que não querem ficar estagnados no mercado, ao dominar a língua inglesa têm acesso a artigos e estudos mais rapidamente, além de participarem de congressos em vários países.
Quando se trata da Hotelaria e Turismo, a importância do idioma é tanto para quem sai do país, quanto para quem vem de fora. O inglês também acaba sendo a língua oficial.
Franquias
Pessoas comuns, cansadas de seus respectivos empregos vêm amadurecendo a ideia de serem franqueados, principalmente quando se trata de escolas de idiomas.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das franquias no país passou de mais R$ 38,7 bilhões para R$ 41,4 bilhões apenas no primeiro trimestre deste ano.
Então por que este ramo? Simplesmente porque ele propicia resolver um problema, o qual aqui é a falta de uma segunda língua na vida de alguém que deseja alcançar oportunidades maiores.
Apenas 5% da população brasileira se comunica em inglês. Destes, 1% é fluente, o que mostra que o setor pode crescer muito ainda com a procura.
Outro fator que contribui pela busca por parte dos brasileiros a se engajarem com outra língua é devido à forma que ela se dá principalmente nas escolas: não é satisfatória e deixa muito a desejar, tornando-se um problema. Se ele existe, deve-se possuir soluções.
As pessoas no geral procuram investir em algo que dê retorno para suas vidas. Um bom curso de idioma abre um grande leque de oportunidade na vida das pessoas, ainda mais em épocas de desemprego e competitividade.
Se você está pensando em investir na área da educação, se você gosta do segmento, lidar com, crianças, jovens e adultos, se preocupa com a educação das pessoas e quer fazer a diferença na vida dos seus futuros alunos, invista no ramo, ano após ano o segmento tem aquecido e marcas interessantes estão surgido no mercado. Pesquise, avalie, veja se os alunos estão satisfeitos com aquela marca. Uma dica legal que sugerimos é que você conheça a HC School, uma marca desenvolvida em Londres que tem quebrado paradigmas no país por sua forma de lecionar mais prática e intuitiva. É uma rede que tem encantado por onde se abre uma nova unidade. Vale uma pesquisa na internet e até mesmo, um visita em um das escolas.